Alerta da Defesa Civil: Estado de São Paulo em risco de incêndios de domingo a terça-feira, com temperaturas de até 44°C.

A Defesa Civil emitiu um alerta neste sábado (5) para o risco de incêndios que assolará o estado de São Paulo nos próximos dias, entre domingo (6) e terça-feira (8), com exceção das regiões litorâneas. O Mapa de Risco de incêndio, uma ferramenta tecnológica utilizada pela Defesa Civil para monitorar as queimadas em vegetação durante a estiagem, aponta um alto grau de risco em quase todas as áreas do estado.

A combinação de tempo seco, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar durante a tarde cria um cenário propício para a propagação de novos incêndios florestais. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Defesa Civil, as temperaturas podem atingir 44°C em cidades como São José do Rio Preto e Araçatuba, com umidade do ar abaixo dos 10%.

Locais como Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e serra da Mantiqueira também estão sob alerta de altas temperaturas e baixa umidade, aumentando o risco de incêndios.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a umidade do ar abaixo de 60% já pode ser prejudicial à saúde humana. Além disso, até o momento do último boletim divulgado, três focos de incêndio estavam ativos no estado de São Paulo, sendo combatidos com a ajuda de aeronaves nas regiões de Brotas e Itirapina, Ibitinga e Pedregulho.

Diante desse cenário, as autoridades recomendam que a população tome todas as medidas preventivas necessárias para evitar novos incêndios, como não jogar bitucas de cigarro em locais inadequados, não fazer fogueiras em áreas abertas e denunciar qualquer atividade suspeita que possa contribuir para o aumento do risco de incêndios florestais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo