Transporte público gratuito: usuários de São Paulo não pagarão passagem durante as eleições municipais neste domingo.

No próximo domingo (6), os usuários de transporte público na cidade de São Paulo terão uma boa notícia: a passagem não será cobrada, em virtude das eleições municipais que estarão ocorrendo. Essa medida de gratuidade valerá para as linhas de metrô e trem sob gestão do governo estadual, como a linha 1-azul, linha 3-vermelha, linha 15-prata do metrô, as da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), além das linhas 4-amarela e 5-lilás do metrô e os trens da ViaMobilidade (linhas 8-diamante e 9-esmeralda).

Essa iniciativa foi divulgada pelo governo do estado no início da noite, seguindo uma orientação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A medida será válida tanto para o primeiro turno das eleições, que acontece neste domingo, quanto para o eventual segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro, das 6h às 20h. Não será necessário apresentar título de eleitor ou comprovante de votação para usufruir da gratuidade no transporte público.

A CPTM e o Metrô informaram que terão trens reservas em pontos estratégicos e, caso necessário, haverá reforços na frota para garantir o deslocamento dos eleitores de forma eficiente. Já a SPTrans, responsável pela gestão dos ônibus municipais da capital, reforçará a frota com 1.900 veículos extras para facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação.

No caso dos ônibus municipais, que já não cobram tarifa aos domingos, os passageiros devem utilizar normalmente o Bilhete Único, sem descontar créditos. Aqueles que não possuem o cartão também terão acesso, bastando apenas comunicar ao motorista ou cobrador. A SPTrans ressaltou que equipes estarão nas ruas monitorando a operação da frota e garantindo o deslocamento dos eleitores.

As linhas metropolitanas da EMTU, assim como os ônibus intermunicipais rodoviários gerenciados pela Artesp, também seguirão a programação habitual de domingos e feriados, sem cobrança de tarifa. É uma iniciativa que visa facilitar e incentivar a participação dos eleitores nas eleições municipais, garantindo o acesso de todos aos locais de votação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo