Durante sua visita à instalação do primeiro trem da linha 17-ouro, o governador destacou a entrega desse veículo, que é o primeiro de um total de 14 previstos para operar na linha. A linha 17-ouro conectará o aeroporto de Congonhas à estação de trem Morumbi, da linha 9-esmeralda. O segundo trem está previsto para chegar em dezembro e os demais ao longo de 2025.
Apesar dos atrasos e das críticas sobre o custo-benefício do monotrilho, Tarcísio de Freitas defendeu a conclusão da obra, que já consumiu R$ 3,5 bilhões ao longo da última década. Ele ressaltou que o modal de média capacidade tem metade do investimento por quilômetro em comparação com o metrô, tornando-se viável em determinadas situações.
Além da ampliação da linha 17, o governador também citou a prioridade na expansão da malha metroviária com a linha 16-violeta, que interligará as zonas oeste e leste da capital. Os planos para a linha 16 ainda são preliminares, mas já se vislumbra a possibilidade de interligações com diversas linhas já existentes.
Mesmo com desafios e críticas, Tarcísio de Freitas enfatizou a importância de concluir as obras já iniciadas e reafirmou o compromisso do governo em seguir com os projetos de expansão do transporte público na cidade de São Paulo. Testes no elevado da linha 17-ouro estão previstos para começar em janeiro do próximo ano, marcando mais um avanço nesse projeto de infraestrutura urbana.