Justiça Eleitoral de SP analisa mais de 78 mil registros de candidatura e 6% são indeferidos ou aguardam recursos

Nas eleições municipais de São Paulo, a Justiça Eleitoral analisou um total de 78.288 solicitações de registro de candidatura. Dentre essas, 6% foram indeferidas, estão aguardando recursos ou envolvem situações como cancelamento pelo partido, renúncia à candidatura ou falecimento dos candidatos. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que foram feitos 2.107 pedidos para o cargo de prefeito, 2.137 para vice-prefeito e 74.044 para vereador.

Um dado relevante é que o Partido Social Democrático (PSD) lidera em número de candidaturas no estado, com um total de 7.112 pessoas disputando cargos de prefeito ou vereador. Logo em seguida, temos o Partido Liberal, com 6.811 candidaturas, o Republicanos com 6.757, o Movimento Democrático Brasileiro com 6.233 e a União Brasil com 5.738 candidatos.

Quanto às federações, a composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV) é a que reúne o maior número de candidatos, totalizando 4.304. Em segundo lugar, temos a aliança entre o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania, com 4.299 candidaturas, seguido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade com 1.601 candidatos.

É importante ressaltar que todas as candidaturas registradas para as Eleições Municipais 2024 podem ser consultadas na plataforma DivulgaCandContas, que oferece informações detalhadas sobre as pessoas que solicitaram registro de candidatura, suas contas eleitorais e as de seus respectivos partidos políticos. Este é um recurso fundamental para garantir a transparência e a prestação de contas durante o processo eleitoral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo