Inmet emite alerta de onda de calor e baixa umidade para diversas regiões do Brasil com risco à saúde e incêndios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para diversas regiões do Brasil, com vigência até a próxima quarta-feira. A classificação do alerta é de perigo potencial, e a previsão é de temperaturas até 5ºC acima da média pelo período de 2 a 3 dias.

Os estados afetados por essa onda de calor são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso, parte do Paraná e o Distrito Federal. Segundo o Inmet, as altas temperaturas representam um leve risco à saúde da população.

Além do alerta de onda de calor, o Inmet também emitiu um alerta para baixa umidade do ar, com previsão de 20% a 12% de umidade relativa. Isso eleva o risco de incêndios florestais e impacta a saúde das pessoas. As regiões afetadas por esse alerta são o Distrito Federal, boa parte de Goiás, áreas do Tocantins, Maranhão, Minas Gerais e Bahia.

Sobre a previsão do tempo para a semana, a tendência é de tempo quente e seco na maior parte do país. Na Região Nordeste, há a possibilidade de aumento na nebulosidade e pancadas de chuva isoladas no início da semana. Já no Centro-Oeste, o tempo deve ser quente e seco, com exceção de algumas áreas que podem ter pancadas de chuva isoladas.

Na Região Norte, a previsão é de pancadas de chuva devido à instabilidade provocada pelo calor e alta umidade. Na Região Sudeste, a expectativa é de chuva em áreas isoladas, enquanto a maior parte permanecerá quente e seca. Na Região Sul, a semana começou com tempestades no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, mas a tendência é de condições mais estáveis a partir do dia 4.

Portanto, é importante que a população esteja atenta aos alertas sobre as condições meteorológicas e tome os devidos cuidados para se proteger dos efeitos adversos do clima extremo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo