Plano Nacional de Educação precisa se alinhar à Lei Brasileira de Inclusão, afirmam representantes de entidades e educadores em debate

Durante debate na Comissão de Educação (CE), representantes de entidades que defendem as pessoas com deficiência e educadores ressaltaram a importância de alinhar o novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034) com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Segundo eles, é fundamental que o projeto (PL 2.614/2024) garanta um sistema educacional inclusivo, preferencialmente nas escolas regulares, mas também assegure oportunidades diversificadas, como o atendimento em escolas especializadas.

A educação especial, atualmente, é oferecida tanto em escolas regulares quanto em especializadas, atendendo às necessidades das pessoas com deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão estabelece diversas exigências, como a presença de equipes multidisciplinares, profissionais especializados e a garantia de um ambiente inclusivo nas escolas.

Para os participantes do debate, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em 2008, foi fundamental, mas é necessário investir tanto na inclusão nas escolas regulares quanto nas escolas especializadas. A coordenadora nacional de Educação e Ação Pedagógica da Fenapaes ressaltou a importância de garantir o acesso à educação básica para a população com deficiência.

No entanto, a proposta do novo PNE ainda apresenta lacunas, especialmente em relação à aprendizagem na educação inclusiva. Representantes de entidades como a Fenapestalozzi e a Feneis destacaram a importância de garantir um nível adequado de aprendizagem para os estudantes com deficiência, incluindo recursos de tecnologia assistiva e formação continuada de professores.

Além disso, a inclusão de uma nova meta alinhada com o Marco Legal da Primeira Infância foi defendida pelos presentes no debate. A atenção à educação especializada ao longo da vida também foi ressaltada como um ponto importante a ser considerado no novo PNE.

Com 58 metas e 252 estratégias para alcançá-las, o novo PNE para os próximos dez anos visa garantir a educação inclusiva e de qualidade para todos, considerando as necessidades das pessoas com deficiência. A importância de investir na formação de profissionais e na inclusão de todos os públicos com deficiência foi destacada como essencial para o sucesso do plano.

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