Encontro de Estrelas da Literatura Negra: Bernardine Evaristo e Conceição Evaristo se Reúnem na 14ª Edição da Flup no Rio de Janeiro.

A 14ª edição da Flup – Festa Literária das Periferias promete ser um evento marcante este ano, reunindo duas grandes escritoras da atualidade: a britânica Bernardine Evaristo e a brasileira Conceição Evaristo. O encontro entre essas renomadas autoras está agendado para o dia 13 de novembro no Circo Voador, uma tradicional casa de eventos no Rio de Janeiro que irá sediar a Flup.

Bernardine Evaristo, vencedora do prestigioso prêmio Booker com o livro “Garota, Mulher, Outras”, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, tem conquistado o mundo literário com suas obras que desafiam convenções e regras. Já Conceição Evaristo, autora de obras impactantes como “Olhos D’água” e “Macabéa: Flor de Mulungu”, foi a grande homenageada do Prêmio Jabuti em 2019, sendo reconhecida como uma importante personalidade literária.

Com um foco especial em escritoras negras, a programação da Flup deste ano conta com a presença de outras figuras influentes, como a escritora franco-senegalesa Marie NDiaye, a cineasta francesa Alice Diop, a ex-ministra da Justiça da França Christiane Taubira e a professora holandesa Gloria Wekker, que irá lançar diários inéditos de Audre Lorde, com quem trabalhou.

Além dessas personalidades internacionais, a Flup também contará com a participação de importantes figuras do cenário brasileiro, como a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, pesquisadoras renomadas, escritoras renomadas e músicos talentosos. O evento está programado para acontecer de 11 a 17 de novembro, prometendo ser uma semana intensa de debates e reflexões sobre a literatura e a cultura negra.

Em paralelo a esse evento literário, o ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, lançou seu livro de memórias, “Calma sob Pressão”, em um evento na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo, reunindo convidados ilustres como o atual diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado por Lula para comandar o BC.

Com uma programação diversificada e participantes de renome, a 14ª edição da Flup promete ser um marco na literatura e na cultura brasileira, celebrando a diversidade e a representatividade das vozes negras no cenário literário mundial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo