São Paulo registra temperatura recorde de 35,8°C pelo segundo dia consecutivo, em meio à sétima onda de calor no país.

Nesta quarta-feira (25), a cidade de São Paulo registrou a segunda vez consecutiva o dia mais quente do ano, atingindo a temperatura de 35,8°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa marca superou o recorde anterior de 35,1°C, que havia sido registrado no dia anterior.

Anteriormente, o dia mais quente do ano havia sido em 16 de março, com 34,7°C. No entanto, a maior temperatura já registrada para o mês de setembro foi de 36,5°C, no ano anterior.

A previsão é de que a temperatura continue elevada, com os termômetros podendo chegar a 36°C novamente na quinta-feira (26) na capital paulista. Esses recordes de calor fazem parte da sétima onda de calor enfrentada pelo país neste ano, uma vez que a temperatura tem ficado 5°C acima da média em ao menos cinco dias.

A Climatempo explica que essa onda de calor se deve a um bloqueio atmosférico que se estabeleceu na região central do Brasil, intensificando a massa de ar quente e impedindo a formação de nuvens carregadas, o que favorece as temperaturas elevadas. No entanto, a baixa umidade do ar levou a cidade de São Paulo a ser colocada em estado de atenção, com a umidade relativa do ar atingindo apenas 15% no horário das 15h.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana, o que torna importante reforçar a ingestão de água e evitar a exposição ao sol entre 11h e 16h. Além disso, a baixa umidade do ar e a onda de calor preocupam devido ao aumento das queimadas.

A Defesa Civil paulista emitiu alerta máximo de incêndios para 48 cidades de São Paulo, com alguns municípios já registrando focos de incêndio. No entanto, a expectativa é de que uma frente fria chegue na sexta-feira (27), trazendo chuva e queda na temperatura. Até lá, a população deve ficar atenta aos cuidados necessários para enfrentar o calor intenso e a baixa umidade do ar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo