Boeing 727 que ficou inundado em Porto Alegre será aposentado pela Total Linhas Aéreas, anunciou a empresa.

O Boeing 727, que ficou famoso por ter sido inundado no aeroporto Salgado Filho durante as enchentes no Rio Grande do Sul no início deste ano, finalmente se aposentará. A Total Linhas Aéreas anunciou a aposentadoria de sua frota de 727 no Brasil por meio de uma publicação em sua conta no Instagram no último sábado (21).

A aeronave, identificada pelas matrículas TTW, TT0 e TTP – sendo este último o que permaneceu no aeroporto gaúcho na época da inundação – seguirá voando, mas agora operada por outra companhia aérea e com novas cores, em outro país. O Boeing 727 ainda se encontra no pátio do Salgado Filho, mas foi transferido para uma área mais próxima dos hangares desde julho, de acordo com a Fraport Brasil, concessionária responsável pela gestão do aeroporto.

Até o momento, a Total Linhas Aéreas não divulgou informações sobre o estado atual da aeronave, se ela está em condições de decolar e quem foi o comprador. No entanto, quando a aeronave foi transferida em julho, a empresa aguardava uma vistoria da Boeing, que optou por não comentar o caso.

A despedida do Boeing 727 foi marcada por uma publicação emocional em primeira pessoa, onde a aeronave se despede dos céus do Brasil após 45 anos de serviço. O avião, que já foi considerado o mais moderno em sua época, foi adaptado para cargas devido ao avanço da tecnologia aeronáutica. O modelo, que começou a ser fabricado nos anos 1960, é considerado raro e era conhecido como o “Cadillac dos céus”.

A decisão de aposentar essas aeronaves em favor de novos modelos mais econômicos, como o Boeing 737-400, foi tomada pela Total Linhas Aéreas. A companhia já está se preparando para retomar suas operações no aeroporto de Porto Alegre, que tem previsão de reabertura parcial para o dia 21 de outubro. A expectativa é retomar 70% das operações utilizando uma pista reduzida, com capacidade para até 128 pousos e decolagens diários. As empresas aéreas Azul, Gol e Latam já confirmaram a retomada de seus voos e as vendas de bilhetes estão disponíveis.

A aposentadoria do Boeing 727 gerou comoção entre os entusiastas da aviação, com centenas de comentários na publicação da Total Linhas Aéreas. Os spotters, apaixonados por fotografar e filmar aviões, compartilharam imagens dos últimos voos das aeronaves da companhia. A despedida do Boeing 727 marcou o fim de uma era na aviação brasileira, mas abre espaço para novas oportunidades e tecnologias no setor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo