Justiça Eleitoral prepara mais de 114 mil urnas para eleições municipais em São Paulo, com 30 mil equipamentos na capital

A Justiça Eleitoral de São Paulo já está se preparando para as eleições municipais que acontecerão no dia 6 de outubro. Nesta terça-feira (24), mais de 114 mil urnas eletrônicas começaram a ser configuradas para o pleito. Na capital paulista, serão utilizados cerca de 30 mil equipamentos, que passarão por processos de geração de mídias, carga e lacração.

Durante o processo de preparação, as urnas eletrônicas recebem os sistemas eleitorais, dados dos eleitores e candidatos, garantindo que estejam prontas para o dia da votação. A lacração das urnas é feita com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda, garantindo a segurança e integridade dos dispositivos.

Os preparativos devem ser concluídos até o dia 4 de outubro, dois dias antes das eleições. Durante todo o processo, representantes do Ministério Público, da OAB, dos partidos políticos, das federações e coligações podem acompanhar e fiscalizar as atividades realizadas pela Justiça Eleitoral.

Após a preparação, as urnas eletrônicas serão armazenadas e transportadas para os locais de votação no dia anterior ao pleito. O TRE-SP ressalta que as urnas não podem ser utilizadas antes do dia 6 de outubro, já que os sistemas estão programados para funcionar somente durante o horário da votação.

A fiscalização do processo de preparação das urnas é fundamental para garantir a transparência e lisura das eleições. Com a devida verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais, a Justiça Eleitoral busca assegurar que o processo eleitoral seja conduzido de maneira correta e democrática. É importante que os órgãos responsáveis acompanhem de perto todas as etapas para garantir a confiabilidade do sistema eleitoral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo