Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios será entregue com sete anos de atraso e custo estimado em R$ 3 bilhões.

Com sete anos de atraso e um custo final estimado em R$ 3 bilhões, o contorno sul da rodovia dos Tamoios, na encosta da Serra do Mar no litoral norte paulista, está na fase final de acabamento e deve ser entregue em 17 de novembro, embora a data exata da inauguração ainda não tenha sido confirmada. Com 22,7 km de extensão, a estrada vai ligar o trevo de Caraguatatuba ao porto de São Sebastião.

Segundo o governo estadual, estima-se que 10,2 mil veículos circulem diariamente pela via, porém não foram fornecidas informações sobre o trânsito nos fins de semana e feriados. O trecho norte, destinado a quem vai a Ubatuba, foi inaugurado em dezembro do ano passado, totalizando 33,9 km de extensão entre os dois contornos, incluindo acessos.

O contorno sul promete desafogar o trecho urbano da SP-055, principalmente para caminhões em direção ao porto de São Sebastião e às praias próximas da rodovia Rio-Santos, a partir de São Sebastião. A expectativa é que o trajeto até a região do porto de São Sebastião e o acesso à balsa para Ilhabela seja feito em até 18 minutos, com velocidade máxima de 80 km/h.

A obra, iniciada em outubro de 2013 pelo então governador Geraldo Alckmin, sofreu diversos atrasos e paralisações, sendo retomada em 2021 pela atual concessionária. Com a conclusão do contorno sul, a expectativa é que o turismo no litoral norte seja impulsionado, trazendo alívio e expectativa para quem depende desse setor. A presidente da Associação Comercial de Ilhabela estima um aumento de 15% na ocupação hoteleira e a recuperação dos 20% perdidos devido aos problemas com as filas da balsa.

A nova estrada também servirá como alternativa local, pois contará com diversos acessos, além das duas entradas principais. A cobrança de pedágio nos dois sentidos, no valor de R$ 5 para carros de passeio, será feita por meio de um sistema de free flow, com pórticos equipados com câmeras capazes de identificar as placas veiculares e realizar a cobrança automática. A concessionária responsável pela obra afirmou que, apesar de não haver radares de velocidade no momento, planos de contingência estão sendo preparados para dias de trânsito intenso.

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