Campanha “De Olho nos Olhinhos” inicia mobilização nacional para conscientização sobre retinoblastoma em crianças.[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Q_7AiK3017M[/embed]

A terceira edição da campanha “De Olho nos Olhinhos” teve início hoje (21) com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que é mais comum em crianças de 0 a 5 anos. A mobilização nacional será realizada em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras, contando com a presença de médicos especializados para esclarecer dúvidas sobre a doença e orientar o público sobre os procedimentos a serem adotados em caso de suspeita.

Uma das novidades desta edição é a chegada do mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis do retinoblastoma, o chamado olho de gato. Flash estará presente em cartilhas e materiais distribuídos ao público em geral e à comunidade médica.

O Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma foi celebrado na última quarta-feira (18), com o intuito de alertar a sociedade sobre a importância de identificar a doença precocemente. As ações da campanha alcançarão todos os estados brasileiros, em mais de 600 municípios e contarão com a colaboração de 3.100 farmácias na distribuição de materiais informativos. Além disso, informações sobre a doença serão divulgadas em diversos meios de comunicação, estádios de futebol, transportes coletivos e embalagens de fraldas.

A iniciativa da campanha surgiu a partir do diagnóstico de Lua, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, que aos 11 meses foi diagnosticada com retinoblastoma. Os pais de Lua lamentam a falta de informação que impediu a detecção precoce da doença. Daiana destaca a importância dos médicos realizarem o exame do olhinho a cada três meses nas consultas de rotina e a necessidade de os bebês passarem por um exame de fundo de olho ao completarem o primeiro ano de vida.

No Hospital do GRAACC em São Paulo, que é referência no tratamento do retinoblastoma, cerca de 12% a 15% dos novos casos da doença são considerados extraoculares, ou seja, os tumores escaparam do olho, causando metástases e colocando em risco a vida da criança. A pediatra oncologista do GRAACC, Carla Macedo, ressalta a importância do diagnóstico precoce e destaca que a chance de cura é de 90% quando a doença é identificada e tratada precocemente.

Famílias que enfrentam o retinoblastoma encontram no Sistema Único de Saúde (SUS) tratamento e acompanhamento gratuitos. O tratamento do retinoblastoma deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, incluindo oncologistas, radioterapeutas, oftalmologistas, enfermeiros especializados e radio intervencionistas. A pediatra oncologista Carla Macedo ressalta a importância de utilizar várias modalidades de tratamento para salvar o olho da criança.

Fernando Campos, jornalista e criador de conteúdo digital, compartilha sua experiência de ter enfrentado o retinoblastoma quando tinha apenas um ano e meio de idade. Após receber o diagnóstico, ele passou por diversos tratamentos nos Estados Unidos, incluindo quimioterapia e radioterapia. Mesmo tendo perdido a visão de um dos olhos devido à enucleação, Fernando enfatiza a importância do diagnóstico precoce e da atuação de organizações como a Casa de Durval, criada por sua família para acolher crianças com câncer infantojuvenil.

A campanha “De Olho nos Olhinhos” busca conscientizar a população sobre o retinoblastoma e a importância do diagnóstico precoce, além de oferecer auxílio às famílias que enfrentam a doença. Tiago Leifert e Daiana Garbin estarão presentes nos shoppings Eldorado e Taboão, em São Paulo, hoje (21), para dialogar com o público sobre o tema. Em caso de suspeitas de retinoblastoma, é recomendável procurar um oftalmologista. A ONG De Olho nos Olhinhos oferece suporte via e-mail em [email protected].

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo