Lula parte para a Assembleia-Geral da ONU em Nova York acompanhado de ministros brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia sua viagem rumo a Nova York, nos Estados Unidos, neste sábado (20/9). O objetivo da viagem é participar da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos eventos mais importantes do cenário internacional. O presidente partirá de Brasília e a previsão é que chegue à cidade norte-americana por volta das 17h, horário local (18h pelo horário de Brasília).

Lula permanecerá nos Estados Unidos até quarta-feira (25), acompanhado de uma comitiva que conta com a presença de importantes ministros do governo brasileiro. Entre os membros confirmados estão os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; da Igualdade Racial, Anielle Franco; dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; e da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho.

A participação do Brasil na Assembleia-Geral da ONU é aguardada com expectativa, uma vez que o país costuma ser um dos primeiros a discursar, logo após o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Assembleia-Geral, Philemon Yang. É um momento importante para o Brasil apresentar suas perspectivas e posicionamentos em relação aos mais diversos temas que serão debatidos durante o evento de cúpula.

A presença de Lula e sua comitiva reforça o compromisso do Brasil com as questões globais e a busca por soluções cooperativas e multilaterais para os desafios que afetam a comunidade internacional. Este encontro na ONU representa uma oportunidade para o país reafirmar seus compromissos com a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável, além de estabelecer parcerias e dialogar com líderes de todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo