Brasil sedia a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 em Brasília debatendo temas globais prioritários.

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, Brasília sediará a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, com o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. Este evento reúne os países com as maiores economias do mundo e tem como objetivo debater propostas que contribuam para questões globais.

Neste ano, o Brasil está à frente da presidência do grupo parlamentar P20, comandado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O país tem como temas prioritários para a presidência do G20 o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as dimensões do desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.

Na 10ª Cúpula, serão discutidos diversos temas, como segurança alimentar, desenvolvimento socioambiental, transição ecológica, calamidades naturais e governança global adaptada aos desafios atuais. Representantes de 62 delegações de 35 países foram convidados, além de sete instituições internacionais, como a ONU e o Parlamento do Mercosul.

O evento destinará os dias 7 e 8 de novembro para as sessões de trabalho, com debates sobre os eixos prioritários do P20. Além disso, também será discutida a participação das mulheres parlamentares, que teve um encontro em julho em Maceió discutindo justiça climática, representatividade feminina e autonomia econômica das mulheres.

Ao final da Cúpula, os representantes parlamentares deverão chegar a um consenso para a produção de um documento que será entregue à Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. O G20 representa 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população do planeta, incluindo países como Estados Unidos, China, Índia, Rússia, Brasil e outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo