Foco de incêndio persiste em cidade do interior de SP; Situação mobiliza mais de 15 mil agentes e aeronaves no combate.

A situação dos incêndios no interior de São Paulo vem causando preocupação e mobilização das autoridades. Atualmente, apenas a cidade de Bananal está com foco de incêndio, sendo que na segunda-feira, o estado contabilizava 11 municípios com queimadas. As chamas em Bananal, que iniciaram no dia 11, atingiram uma área de vegetação natural e uma Área de Proteção Permanente, na rodovia Sebastião Diniz de Moraes.

Desde então, duas aeronaves estão sendo utilizadas no combate ao fogo nessa região. Na manhã de hoje, também havia foco de incêndio em Cajuru, no entanto, o fogo foi extinto no começo da tarde. Segundo informações da Defesa Civil de São Paulo, que coordena o gabinete de crise governamental para lidar com os incêndios, um efetivo de 15,1 mil agentes está em campo envolvido nas operações, incluindo brigadistas voluntários, bombeiros militares e agentes de Defesa Civil.

Além disso, estão sendo empregados 2.500 veículos terrestres, 29 helicópteros da Polícia Militar e oito aviões para auxiliar no combate aos incêndios. Desde o início de setembro, 520 horas de voo, 2,4 milhões de litros de água e 20 aeronaves foram utilizados, com 63 cidades atendidas no total.

O governo Tarcísio informou nesta terça-feira ter prendido 23 pessoas suspeitas de envolvimento em incêndios intencionais desde junho, aplicando multas acima de R$ 25 milhões para crimes relacionados a queimadas. O estado também emitiu alertas de emergência para incêndios, com os piores dias previstos entre esta sexta e o domingo.

A crise atingiu um ápice entre os dias 22 e 24 de agosto, quando surgiram 2.621 novos focos, sendo 1.886 apenas no dia 23, o que resultou na cobertura de fuligem na região metropolitana de São Paulo e o sol se tornou um círculo vermelho no céu. As autoridades seguem mobilizadas para conter os incêndios e garantir a segurança da população e do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo