Pablo Marçal (PRTB) tem mais exposição na TV do que candidatos de partidos maiores em propaganda eleitoral

O candidato Pablo Marçal (PRTB) tem se destacado na propaganda eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, mesmo sem tempo oficial de exposição. Sua presença na televisão e no rádio tem chamado a atenção, principalmente por ter sido citado frequentemente nas peças de campanha de Ricardo Nunes (MDB), o que lhe garantiu mais exposição do que outros candidatos como Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB).

De acordo com dados compilados pela empresa Tunad, Marçal acumulou pelo menos duas horas de exposição em cada uma das cinco emissoras de televisão aberta que exibem o horário eleitoral e inserções. A maioria das citações veio de Nunes, mas os outros candidatos também mencionaram o influenciador.

No início da campanha, os candidatos com tempo de televisão tentaram ignorar Marçal, porém, essa estratégia foi alterada após o influenciador ganhar destaque na propaganda de Nunes. O candidato do PRTB passou a ser citado em peças que abordavam acusações judiciais contra ele, o que resultou em um aumento da exposição negativa de Marçal.

Essa estratégia de atacar rivais na propaganda eleitoral pode trazer riscos, conforme apontado por Emerson Cervi, doutor em ciência política. A propaganda negativa pode aumentar a rejeição do candidato que ataca, sendo necessário desvincular os ataques da apresentação oficial do candidato e de suas propostas.

Nunes, por sua vez, conseguiu reduzir a vantagem de Marçal entre eleitores bolsonaristas ao utilizar as inserções para expor acusações contra o influenciador. Com mais de 60% do tempo destinado aos candidatos, o candidato do MDB tem conseguido ampla exposição na mídia, aproveitando a nova legislação eleitoral que favorece siglas com maior representatividade.

Dessa forma, mesmo sem tempo oficial na propaganda eleitoral, Pablo Marçal tem se destacado e chamado a atenção dos eleitores, sendo alvo de ataques e estratégias de seus adversários para tentar diminuir sua popularidade durante a campanha eleitoral.

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