Após dias de tempo fechado, São Paulo volta a sentir calor nesta quinta-feira, com previsão de Sol e máxima de 26°C.

Após três dias de tempo fechado e chuviscos na região metropolitana de São Paulo, a previsão é de que a quinta-feira (19) seja marcada por um retorno do calor. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo prevê que o dia começará com muitas nuvens, porém a nebulosidade se dissipará pela manhã, dando lugar ao sol. Com isso, a temperatura deve subir, chegando a uma mínima de 14°C e máxima de 26°C.

Já na sexta-feira (20), o sol estará presente desde cedo, elevando a temperatura para 32°C no meio da tarde, com mínima de 15°C de manhã. Em relação à umidade relativa do ar, na quinta-feira as taxas ainda ficarão elevadas, acima dos 50%, porém o CGE alerta que na sexta-feira haverá uma redução acentuada, chegando a índices próximos ou abaixo dos 30%.

No interior do estado de São Paulo, a situação é de muito calor e tempo seco, o que mantém o alerta da Defesa Civil para possíveis focos de incêndio. Na região de Ribeirão Preto e Barretos, por exemplo, a temperatura máxima pode atingir 36°C ou 37°C, com umidade do ar mínima em torno de 19%.

Enquanto isso, o Rio Grande do Sul enfrenta um alerta de tempestade laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A previsão é de chuva forte, podendo chegar a 100 mm por dia, com potencial de granizo e ventos entre 60 km/h e 120 km/h em pontos específicos. O temporal traz riscos como corte de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos.

Enquanto o Sul enfrenta tempestades, a região central do país continua sofrendo com a seca e altas temperaturas, resultando em muitas queimadas, como as que ocorrem no Parque Nacional de Brasília. A alta pressão atmosférica persiste na região, mantendo o cenário de baixa umidade e calor intenso por mais de cem dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo