Cinco municípios de São Paulo em chamas: equipes combatem incêndios em Bananal, Mococa, Santo Antônio de Posse, Nova Odessa e Cajuru.

O estado de São Paulo enfrenta um grave problema com incêndios florestais, que ocorrem em cinco municípios diferentes. Segundo informações da Defesa Civil, as cidades afetadas são Bananal, Mococa, Santo Antônio de Posse, Nova Odessa e Cajuru. Para combater as chamas, quatro aeronaves estão sendo utilizadas.

Em Nova Odessa, o incêndio teve início na noite de terça-feira, às margens da rodovia Anhanguera, atingindo uma área de vegetação natural e pastagem. Já em Bananal, no Vale do Paraíba, a visibilidade está comprometida devido à neblina, dificultando o trabalho das equipes de combate.

Apesar da frente fria que trouxe um alívio temporário, o estado de São Paulo completa um mês com sua estrutura de combate a incêndios florestais sendo testada. A Defesa Civil coordena um gabinete de crise com 15,1 mil agentes envolvidos nas operações, contando com brigadistas voluntários, bombeiros, e outros profissionais. Também foram realizadas prisões de suspeitos de iniciar incêndios de forma intencional.

O capitão Roberto Farina, porta-voz da Defesa Civil estadual, ressalta que houve um aumento significativo no número de focos de incêndio em comparação com o ano anterior. No entanto, com a chegada da frente fria e da chuva em algumas regiões, a tendência é que os focos diminuam.

A previsão é de que a umidade do ar aumente e que novas frentes frias ocorram, favorecendo um cenário mais positivo. Com a melhora nas condições climáticas, a expectativa é que o estado de São Paulo enfrente uma situação mais controlada em relação aos incêndios florestais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo