Brasil quebra recorde e conquista 75 pódios nas Paralimpíadas de Paris-2024, superando desempenho de Tóquio-2020.

A manhã de sábado (7) foi marcada por uma atuação histórica da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Rayane Soares, Ricardo Mendonça, Luis Carlos Cardoso, Christian Gabriel e Paulo Henrique Andrade dos Reis foram os responsáveis por quebrar recordes e colocar o Brasil no topo do pódio em diversas modalidades.

A primeira a brilhar foi Rayane Soares, que conquistou a medalha de ouro nos 400m T13, destinada a atletas com deficiência visual. Além do primeiro lugar, a atleta ainda quebrou o recorde mundial, fechando a prova em impressionantes 53s55. Um feito que não era alcançado desde 1995, quando a estadunidense Marla Runyan conquistou o recorde anterior.

Na prova dos 200m T37, destinada a paratletas com paralisia cerebral, Ricardo Mendonça garantiu a prata, enquanto Christian Gabriel ficou com o bronze. Já no salto em distância T13, Paulo Henrique Andrade dos Reis conquistou a medalha de bronze. A manhã também contou com a conquista de Luis Carlos Cardoso na canoagem, levando para casa a medalha de prata na categoria K1 200m KL1.

Com essas conquistas, o Brasil superou seu próprio recorde em Jogos Paralímpicos, chegando a um total de 75 pódios em Paris-2024. Um feito extraordinário que supera os resultados de Londres-2012, Rio-2016 e até mesmo Tóquio-2020. A delegação brasileira mostra mais uma vez sua força e determinação, colocando o país no mapa do esporte paralímpico internacional.

Apesar de ter menos ouros do que em edições passadas, o Brasil demonstra sua consistência e evolução ao conquistar um número recorde de medalhas em Paris-2024. A atuação dos atletas brasileiros é motivo de orgulho para toda a nação, que celebra o sucesso e a superação de cada paratleta em busca de seus sonhos e objetivos no esporte de alto rendimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo