Dólar mantém estabilidade após abrir em alta e investidores aguardam relatório do mercado de trabalho dos EUA

Na manhã desta sexta-feira, o dólar à vista abriu em alta leve, mas logo caiu e se estabilizou, com um viés positivo. O mercado de câmbio parece estar indeciso, aguardando o relatório do mercado de trabalho dos Estados Unidos, o famoso payroll, que deve ditar o rumo dos mercados globais no dia de hoje, em meio a uma agenda interna esvaziada.

Os investidores estão ajustando suas estratégias, aguardando os números do payroll, que devem dar pistas sobre a economia dos EUA e influenciar as apostas em relação ao corte de juros pelo Federal Reserve. A expectativa é de que haja a redução dos juros na próxima reunião do Fed, mas a decisão ainda não é definitiva.

De acordo com analistas consultados, a previsão é de criação de 165 mil vagas de emprego em agosto nos EUA. Caso os números decepcionem, o dólar pode ampliar suas perdas, o que beneficiaria moedas consideradas mais arriscadas, como o real brasileiro.

Além disso, o mercado está atento aos discursos de dois dirigentes do Fed, John Williams e Christopher Waller, que poderão comentar sobre os números do mercado de trabalho e seu possível impacto na política monetária.

Enquanto isso, os ADRs da Petrobras recuaram no pré-mercado de Nova York, mas o petróleo apresentava alta. Os ADRs da Vale também registraram queda, enquanto o minério de ferro fechou estável em Dalian. No Brasil, as declarações do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, sobre a proposta de limitar o crescimento das despesas públicas pelo teto do novo arcabouço fiscal estão em destaque.

Além disso, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve uma alta de 0,12% em agosto, segundo a Fundação Getulio Vargas. No geral, o dólar à vista estava em leve alta nesta manhã, a R$ 5,5789, com perspectiva de continuar subindo ao longo do dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo