De acordo com informações da secretaria, mais de 10 líderes da facção criminosa estavam planejando escapar, incluindo nomes conhecidos como Bolado da Providência, Piná, Capoeira e Caveirinha. O plano de fuga foi frustrado graças a uma denúncia recebida pelos policiais penais da Seap, que informaram sobre a tentativa de fuga através do sistema de esgoto.
Após a denúncia, as equipes identificaram a entrada do túnel na horta do presídio, levantando suspeitas de que os internos que trabalhavam no local poderiam ser os responsáveis pela escavação. Diante do ocorrido, a Seap abriu uma sindicância para apurar os fatos e identificar os envolvidos, além de realizar um registro de ocorrência para que seja feita uma perícia no local.
A Secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, ressaltou a periculosidade dos criminosos alojados no presídio Vicente Piragibe e afirmou que todos os envolvidos serão identificados e isolados. Vale destacar que esta não é a primeira vez que fugas são registradas nesta unidade, em 2013 mais de 30 detentos escaparam por um túnel semelhante, evidenciando a necessidade de medidas mais rigorosas de segurança para evitar novas tentativas de fuga.