Um em cada quatro brasileiros conhece mulheres vítimas de violência doméstica, aponta pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança.

A violência doméstica contra as mulheres é um grave problema que afeta milhões de brasileiras em todo o país. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e realizada pelo Datafolha, um em cada quatro brasileiros conhece uma mulher vítima de violência doméstica praticada por parceiros íntimos, como namorados, maridos e ex-companheiros.

Os dados da pesquisa revelam que cerca de 27% da população brasileira, o que corresponde a quase 45 milhões de pessoas, conhece vítimas de violência doméstica. Essas agressões foram relatadas em um período de 12 meses anteriores à data da pesquisa e se destacam como o crime mais citado entre 18 situações diferentes aferidas pelo instituto.

A violência doméstica é mais frequentemente relatada pelas próprias mulheres, com 31% das entrevistadas respondendo afirmativamente, em comparação com 22% dos homens. Além disso, os jovens e as pessoas mais escolarizadas também apontaram conhecer mais vítimas de violência doméstica do que os entrevistados com menor nível de instrução.

A socióloga Isabele Matosinhos, pesquisadora do Fórum, destaca que a violência contra as mulheres vem aumentando no Brasil, conforme apontam os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em 2023, todas as formas de violência contra as mulheres registraram altas, indicando um cenário preocupante.

Além da violência doméstica, a pesquisa do Datafolha também revelou que 5% dos entrevistados admitiram terem sido vítimas de agressões no período de 12 meses anteriores à pesquisa, sendo as mulheres a maioria entre essas vítimas.

Esses dados refletem um cenário alarmante que vai além das estatísticas oficiais, evidenciando a necessidade de políticas públicas mais eficientes na proteção das mulheres contra a violência. A socióloga ressalta a importância de pesquisas de vitimização para complementar os dados oficiais e reforçar a implementação de medidas de proteção adequadas.

Com um aumento nos registros de violência contra as mulheres, é fundamental que a sociedade e as autoridades ajam de forma efetiva para combater esse problema e garantir a segurança e integridade das brasileiras em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo