Zagueiro uruguaio Juan Izquierdo morre após desmaio em campo durante partida contra o São Paulo no Morumbi

Na última quinta-feira, durante um jogo contra o São Paulo no estádio do Morumbi, o zagueiro do Nacional, time uruguaio, Juan Izquierdo, desabou no campo e precisou ser levado às pressas para o Hospital Israelita Albert Einstein. O jogador chegou ao hospital em parada cardíaca de origem desconhecida, causada por uma arritmia cardíaca.

Os médicos começaram imediatamente as manobras de ressuscitação, incluindo a desfibrilação, conseguindo restabelecer os batimentos cardíacos de Izquierdo. Após cinco dias na UTI, onde ficou sedado e precisou de ventilação mecânica, o jogador acabou falecendo na noite de terça-feira.

Juan Izquierdo, de 27 anos, desmaiou aos 39 minutos do segundo tempo sem qualquer contato físico com outro jogador. Nas imagens da partida, é possível observar o momento em que ele demonstra sinais de desequilíbrio antes de cair inconsciente. O atleta foi prontamente atendido e levado da ambulância para o hospital.

Esta não foi a primeira vez que um jogador desmaiou durante um jogo no estádio do Morumbi. Vinte anos antes, Serginho, jogador do São Caetano, passou por uma situação semelhante e acabou falecendo após receber atendimento médico e ser levado ao hospital. Ambos os casos estão relacionados a arritmias cardíacas.

As arritmias cardíacas são alterações no ritmo normal dos batimentos cardíacos e podem afetar cerca de um em cada quatro pessoas ao longo da vida. Estas condições são responsáveis por cerca de 300 mil mortes súbitas por ano no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

É importante adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de álcool e energéticos, cuidar da saúde emocional, praticar atividades físicas regularmente e fazer consultas periódicas ao cardiologista para prevenir arritmias cardíacas. O diagnóstico inicial pode ser feito através da medição da frequência cardíaca, que se encontra entre 50 e 100 batimentos por minuto em condições normais.

A trágica morte de Juan Izquierdo nos faz refletir sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde cardiovascular, lembrando a todos da gravidade das arritmias cardíacas e da necessidade de diagnóstico precoce e intervenção adequada para evitar futuras tragédias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo