De acordo com informações da 9ª Vara Federal em Campinas, estão sendo cumpridos dez mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão. As ações estão sendo realizadas em São Paulo, São Caetano do Sul, Osasco, Barueri, Santana do Parnaíba, Embu-Guaçu, Jundiaí, Valinhos, Paulínia, Campinas, Americana, Sorocaba, Votorantim, Ilhabela e Belo Horizonte (MG). Até o momento, sete dos 10 mandados de prisão preventiva e sete dos mandados de prisão temporária já foram cumpridos.
A investigação apontou que o núcleo da quadrilha é formado por duas fintechs que atuam na área financeira, operadas por seus sócios ostensivos e ocultos. As contas desses bancos digitais, hospedadas em instituições regulares autorizadas pelo Banco Central, movimentaram um montante de R$ 7,5 bilhões.
As fintechs são empresas que inovam nos mercados financeiros por meio do uso intensivo de tecnologia, atuando em arranjos de pagamentos através de maquininhas de cartão de crédito e débito. Segundo a Receita Federal, que colaborou nas investigações, essas fintechs foram utilizadas por empresas sonegadoras contumazes para fraudar a execução fiscal, oferecendo uma conta garantida que permitia a movimentação financeira sem bloqueios judiciais, além de assegurar a invisibilidade do cliente perante o Sistema Financeiro Nacional.
Durante a operação, a Febraban denunciou o caso ao Ministério Público Federal, que juntou a denúncia aos autos do inquérito policial. A Justiça determinou a suspensão das atividades de 194 empresas ligadas à organização criminosa, bem como a suspensão de advogados e contadores envolvidos no esquema, e o bloqueio de R$ 850 milhões em contas associadas à organização criminosa.
Os investigados poderão responder por diversos crimes, incluindo gestão fraudulenta de instituição financeira, operação de instituição financeira não autorizada, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e organização criminosa. A operação foi batizada de “Concierge”, em referência ao profissional que atende às necessidades específicas dos clientes.