Obras sacras desaparecidas desde os anos 1990 são restituídas à igreja do Carmo pelo Iphan e Polícia Federal.

Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Federal (PF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram a devolução de três peças sacras ao acervo da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, situada na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade do Rio de Janeiro. As obras estavam desaparecidas desde a década de 1990 e foram identificadas pelo Iphan em um leilão, onde foram prontamente retiradas do evento.

As peças em questão faziam parte do rol de bens culturais procurados pelo Iphan, devido às suas características que indicavam ser bens tombados. Todas as obras recuperadas e devolvidas nesta data apresentam inscrições em latim em seus escudos centrais, o que reforça sua importância histórica e cultural.

Após o início das investigações em outubro de 2023, a PF recebeu informações do Iphan e realizou a apreensão das peças, que posteriormente foram submetidas a uma análise pericial. O laudo da inspeção indicou que as obras sacras teriam sido produzidas na segunda metade do século XVIII, corroborando sua relevância artística e histórica.

Com base no parecer técnico do Iphan, no laudo da perícia criminal federal e na decisão judicial da 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, as obras foram entregues ao secretário-geral da Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Monsenhor Armindo Fernandes Dinis.

Uma das peças apresenta em sua parte superior o símbolo da Ordem dos Carmelitas, com o Monte Carmelo, uma Cruz de Cristo e três estrelas. Já a segunda obra é decorada com um cordeiro deitado no Livro dos Sete Selos, segurando um estandarte com a inscrição “Ecce Agnus Dei”, que em latim significa “Eis o Cordeiro de Deus”.

A recuperação e restituição dessas peças representam uma importante vitória na preservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro, reafirmando a importância de proteger e valorizar nossa herança cultural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo