Focos de incêndio no Brasil dobram em uma semana, com aumentos de até 338% em SP e 236% em MT, aponta Inpe

Nos últimos dias, o Brasil tem enfrentado um aumento significativo no número de focos de incêndio em diversas regiões do país. Dados alarmantes apontam que houve um incremento de 338% em São Paulo e de 236% em Mato Grosso, de acordo com informações do BDQueimadas, programa do renomado Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

As estatísticas revelam que o estado de Mato Grosso registrou uma disparada nos focos de incêndio, passando de 459 para 1.543 em apenas um dia. Enquanto em São Paulo, o aumento foi de 430 focos para 1.886 em um intervalo de 24 horas. Esses números demonstram uma tendência preocupante de aumento de incêndios no território brasileiro.

Comparando os dados da última semana com o mesmo período do ano anterior, observa-se um crescimento exponencial, passando de 9.428 para 19.767 focos de incêndio em todo o país. Em São Paulo, especificamente, os 3.482 registros de incêndio até o momento representam quase dez vezes mais que o total do ano passado.

No ano passado, a maior parte dos incêndios ocorreu no Amazonas e Pará. No entanto, neste ano, Mato Grosso e Pará se destacaram como os estados com maior número de focos de incêndio. São Paulo também aparece como uma das unidades federativas mais afetadas, com 14,3% dos casos registrados durante a última semana.

No interior de São Paulo, a cidade de Ribeirão Preto enfrentou momentos de tensão devido aos incêndios de grandes proporções, que obrigaram o bloqueio de 17 estradas na região. A fumaça proveniente desses incêndios se espalhou por várias regiões do país, alterando até a cor do céu em algumas localidades.

Os incêndios têm sido intensificados devido às condições climáticas desfavoráveis, como secas prolongadas. A redução da superfície de água no Pantanal tem contribuído para o aumento das queimadas, aliada ao início antecipado da temporada de fogo neste ano. Os dados revelam a urgência de ações para conter e prevenir novos incêndios no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo