A iniciativa conta com uma equipe que utiliza uma tecnologia que permite que a usuária se conecte com uma atendente através de um painel digital, onde a passageira pode iniciar uma chamada de vídeo com facilidade. Os pontos de ônibus beneficiados foram equipados com câmera noturna, microfone, sensor de presença e conexão à internet, proporcionando um ambiente seguro para as mulheres. Além disso, a atendente consegue visualizar a área ao redor da passageira, facilitando ainda mais a comunicação.
Os pontos de ônibus contemplados pelo Abrigo Amigo estão localizados em áreas com menos movimento durante a noite, como a Avenida Tiradentes, Centro Paula Souza, Museu de Arte Sacra, Avenidas Rangel Pestana e Nove de Julho, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, final da Avenida Ipiranga, Avenida Angélica, Centro e Santa Cecília.
O projeto se mostra ainda mais relevante diante do cenário de violência contra as mulheres no país. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 foram registrados 195 casos de feminicídio, além de mais de 75 mil casos de mulheres ameaçadas e mais de 11 mil casos de estupro e estupro de vulneráveis somente no estado de São Paulo.
Diante desses números alarmantes, a iniciativa do governo paulista se mostra crucial para garantir a proteção das mulheres que utilizam o transporte público na capital, fornecendo um suporte importante para enfrentar a violência de gênero.