Kajuru ressaltou que os efeitos da pandemia de covid-19 podem ter contribuído para esses resultados, apontando falhas na gestão da educação durante esse período. Ele também mencionou a instabilidade na pasta da Educação, com a troca de quatro ministros e casos de corrupção. O senador destacou que o ensino remoto acentuou as desigualdades entre os alunos, já que nem todos tinham acesso adequado às aulas online.
Apesar dos desafios enfrentados, o senador elogiou o avanço do Pará no ensino médio público, subindo no ranking nacional. Além disso, destacou a liderança de Goiás no ensino médio público, onde foram implementados centros de formação de professores e bolsas de estudo para os alunos. Kajuru também enfatizou a importância da ampliação das escolas em tempo integral, do programa Pé-de-Meia para reduzir a evasão escolar, da valorização da carreira docente e da implementação de programas de recuperação de aprendizagem.
Em sua fala, o senador defendeu a necessidade de um trabalho integrado entre União, estados e municípios para melhorar a gestão dos recursos públicos na área da educação. Ele se mostrou otimista quanto aos resultados do Ideb de 2024, acreditando no potencial de alcançar avanços significativos na educação brasileira. A preocupação e o empenho de Kajuru demonstram a importância de investir na educação como ferramenta fundamental para o desenvolvimento do país.