Quinta edição do Festival FALA! debate o futuro do jornalismo e da cultura brasileira antes da COP de 2025.

A quinta edição do Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, conhecido como FALA!, terá início no dia 22 deste mês e se estenderá até o dia 24. O evento tem como objetivo promover debates sobre o futuro do jornalismo e seu impacto na sociedade brasileira, além de discutir a importância da comunicação e da cultura na defesa dos territórios e da vida. Realizado no campus Alcindo Cacela, da Universidade da Amazônia (Unama), o encontro organizado pelo Instituto FALA!, será gratuito, porém é necessário retirar ingressos pelo Sympla.

Durante o evento, serão abordados temas como a importância do jornalismo independente, a comunicação popular e a participação da cultura, da identidade e das diversas formas de expressão artística no fazer jornalístico. O objetivo é estimular o desenvolvimento de uma rede de mídias alternativas que propicie discussões amplas e contínuas sobre os principais temas do país e do continente.

A programação inclui performances artísticas, rodas de conversa, mesas de debate, sessões de exibição audiovisual e oficinas técnicas. Dentre os participantes confirmados estão a professora Zélia Amador, fundadora do Cedenpa, Erisvan Guajajara, do Coletivo Mídia Indígena, e Nay Jinkss, artivista LGBTQIAPN+.

Além disso, o evento marcará o relançamento do livro “Griots e Tecnologias Digitais” e apresentará os trabalhos de reportagem e produção audiovisual de coletivos de comunicação de Pernambuco. Com expectativas positivas para esta quinta edição, o Festival FALA! promete ser um espaço de trocas e aprendizados entre os participantes, conforme afirma Rosenildo Ferreira, diretor do Instituto FALA!

Para mais informações sobre a programação e outras novidades do evento, acesse o site oficial do Festival FALA! e garanta sua participação nesse importante encontro sobre jornalismo e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo