Brasil busca superar a marca de 400 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024: meta ambiciosa do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O Brasil é um dos países mais vitoriosos na história dos Jogos Paralímpicos, acumulando um total de 373 medalhas, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze. O Comitê Paralímpico Brasileiro estabeleceu a meta de conquistar entre 70 a 90 medalhas na próxima edição em Paris, visando superar as 400 medalhas paralímpicas.

A primeira medalha brasileira nas Paralimpíadas foi conquistada em Toronto-1976 na modalidade ‘lawn bowls’ por Robson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos Costa. Desde então, o Brasil se destacou em diversas modalidades, sendo o atletismo a principal delas com 170 medalhas, seguido de perto pela natação com 125 medalhas e pelo judô com 25.

A bocha também se destaca como uma das modalidades mais vitoriosas do Brasil nas Paralimpíadas, com 11 medalhas conquistadas. As regras e categorias das modalidades esportivas paralímpicas demonstram a diversidade e inclusão presentes nos Jogos, com atletas participantes com deficiências físicas, visuais e intelectuais.

No atletismo, por exemplo, os competidores são divididos em categorias de acordo com o grau de deficiência, como T para provas de pista e F para provas de campo. Já na natação, os atletas são classificados de acordo com o grau de comprometimento funcional. No judô, os competidores com deficiência visual são divididos em categorias de peso e de acordo com o grau da deficiência.

O Brasil se destaca nas Paralimpíadas não apenas pelo número de medalhas conquistadas, mas também pela diversidade de modalidades em que os atletas se destacam. A inclusão e a superação são valores essenciais presentes nesses Jogos, que celebram a excelência esportiva de competidores de diversas habilidades e capacidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo