Exército ucraniano ataca território russo com drones e destrói ponte em incursão em Kursk, informam autoridades de Rostov.

Em mais um capítulo da escalada de tensões entre a Ucrânia e a Rússia, o Exército ucraniano realizou ataques aéreos em território russo neste domingo (18). As incursões foram feitas nas regiões fronteiriças, acompanhando uma operação terrestre em Kursk.

Segundo autoridades de Rostov, as forças de Moscou conseguiram “repelir” alguns ataques de drones, mas a queda de destroços em armazéns industriais em Proletarsk resultou em incêndios. As tropas ucranianas também conseguiram destruir uma ponte sobre o rio Seim, na região de Kursk, de acordo com o comandante da Força Aérea Ucraniana, tenente-general Mykola Oleshchuk.

Estes recentes confrontos intensificam o cenário de tensão na região, marcada pelo conflito entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos no leste do país. A operação militar ucraniana em Kursk demonstra uma escalada nas hostilidades, com ações tanto aéreas quanto terrestres.

É importante ressaltar que a Ucrânia acusa a Rússia de apoiar os separatistas e de ter anexado ilegalmente a Crimeia em 2014, após uma revolta popular em Kiev que levou à queda do governo pró-Moscou. As relações entre os dois países estão fragilizadas desde então, com episódios de confrontos esporádicos nas zonas de fronteira.

A comunidade internacional teme que essa situação possa desencadear um conflito em larga escala, envolvendo não só os dois países diretamente, mas também outras potências regionais e globais. A pressão diplomática aumenta para que um entendimento pacífico seja alcançado, evitando um desfecho trágico para a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo