A diretora Lidiane Menezes, da escola municipal Macário José de Farias, em Cruz, destaca que o sucesso não é algo repentino, mas sim resultado de um conjunto de ações. Ela ressalta a importância da formação continuada dos professores e dos projetos desenvolvidos tanto pelo governo quanto pela própria escola. O envolvimento dos pais também é um diferencial, com metas traçadas em conjunto e compromissos assumidos.
Na escola, mesmo diante da realidade de vulnerabilidade, os alunos mostram avanços significativos. Projetos como o Leiturinha e a Operação Macário têm sido fundamentais para promover o aprendizado, principalmente nos anos iniciais. A participação ativa dos professores e a parceria com as famílias têm sido essenciais para superar os desafios.
Outra escola cearense que se destacou no Ideb foi a Escola Leonília Gomes Parente, em Sobral. A diretora Cristiane Ribeiro enfatiza a importância da qualificação dos professores e do apoio pedagógico para garantir um ensino de qualidade. Mesmo atendendo a comunidades de baixa renda, a escola tem alcançado excelentes resultados devido ao comprometimento de todos os envolvidos.
O Programa Alfabetização na Idade Certa, implementado no estado em 2007, também foi fundamental para o sucesso educacional no Ceará. A vice-presidente de Educação da Fundação Lemann, Daniela Caldeirinha, destaca a importância da alfabetização precoce para o desenvolvimento pleno das crianças. A experiência positiva do estado tem servido de inspiração para outros estados, com o objetivo de promover a alfabetização em todo o país.
Em resumo, o bom desempenho das escolas cearenses no Ideb reflete um conjunto de práticas pedagógicas eficientes, investimento na formação dos professores, parceria com as famílias e comprometimento com a educação de qualidade. Esses fatores têm sido essenciais para transformar a realidade educacional no estado e inspirar iniciativas em todo o país.