As investigações revelaram que o local contava com uma impressora exclusiva para a produção das embalagens do produto falsificado, além de empregar cerca de 10 funcionários. A 4ª Delegacia de Investigação sobre Roubo a Condomínio foi responsável por dar continuidade aos trabalhos e desvendar o esquema, que utilizava o nome da conhecida marca Omo para ludibriar os consumidores.
Durante a operação, um caminhão que transportava a mercadoria falsificada foi interceptado na Rodovia do Açúcar, nas proximidades do bairro Haras Paineira. Após a apreensão, os agentes seguiram para o bairro Comercial Vitoria Martini, onde flagraram o maquinário utilizado na falsificação em pleno funcionamento. A estimativa é que a quantidade total apreendida chegue a 40 toneladas, cuja produção contava com a mão de obra de 12 trabalhadores.
Os envolvidos responderão pelos crimes de violação do direito autoral e organização criminosa. A marca Omo foi procurada pela imprensa para se posicionar sobre o ocorrido, porém, até o momento da publicação desta nota, não obteve resposta.
Além desse caso, outras apreensões de sabão em pó falsificado foram realizadas recentemente, como as 18 toneladas apreendidas em um supermercado no Rio de Janeiro e as 30 toneladas interceptadas pelo Procon-RJ em um mercado na Baixada Fluminense. Essas ações reforçam a importância das operações de fiscalização para coibir práticas ilegais que prejudicam os consumidores.