No Brasil, avanços significativos têm sido observados, especialmente no campo da educação. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2023, 92% das escolas de ensino fundamental e médio do país possuem acesso à internet, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2020. Esse crescimento também foi percebido em regiões historicamente menos favorecidas, como as áreas rurais, onde a proporção de escolas com acesso à rede subiu de 52% para 81%.
Além disso, o levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) revelou que 90% das escolas possuem pelo menos um computador, sendo que nas áreas urbanas esse percentual chega a 99%. No entanto, é fundamental ressaltar a importância de ir além do simples acesso à tecnologia.
O desafio agora é garantir que a sociedade faça um uso qualificado, crítico e responsável da internet. Isso envolve o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de pesquisar e avaliar informações, refletir sobre o comportamento nas redes sociais e combater discursos de ódio. A meta é promover uma conectividade significativa, que considera não apenas a infraestrutura tecnológica, mas também a segurança online e o desenvolvimento de competências para compreender as diversas dimensões sociais, políticas e culturais relacionadas às tecnologias.
Diante desse contexto, torna-se essencial aprofundar o debate sobre o uso das tecnologias digitais por crianças e adolescentes, indo além das questões simplistas como permitir ou proibir celulares nas escolas. A conectividade significativa deve integrar a agenda de prioridades do país, com políticas públicas mais ousadas que visem conectar os desconectados e criar um ambiente online inclusivo e seguro para todos os cidadãos.