SÃO PAULO – ObSANPA define estratégias para fortalecer vigilância alimentar e nutricional em São Paulo em reunião na Câmara Municipal.

O ObSANPA (Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo) realizou uma importante reunião nesta segunda-feira (12/8) na Câmara Municipal de São Paulo. O principal objetivo do encontro foi definir os próximos passos da entidade, assim como discutir a elaboração de uma nova política de vigilância alimentar. A reunião, promovida pelo mandato da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL), contou com a presença de conselheiros titulares, gestores públicos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, organismos internacionais, entidades representativas dos trabalhadores e munícipes.

Durante o evento, foram abordados diversos temas, como a produção, tratamento e disseminação de dados e informações sobre alimentação, agricultura, nutrição e cultura alimentar na capital paulista. Os participantes do ObSANPA ressaltaram a importância de promover debates que fortaleçam a vigilância em segurança alimentar e nutricional, em conformidade com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).

Isabela Ferraz Davies, pesquisadora do Observatório, destacou a necessidade de organizar os dados do inquérito para embasar a formulação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar. Ela enfatizou que é fundamental compreender a realidade da população de São Paulo em relação à insegurança alimentar, que vai além da fome, afetando a capacidade das pessoas de pagar suas contas e alimentar suas famílias.

Além disso, a reunião também contou com a participação de especialistas, como a professora Ana Cristina Medeiros Moreira Cabral, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela apresentou o projeto de extensão “Educar e Comunicar em Nutrição”, que tem como objetivo contribuir para uma sociedade com uma alimentação mais saudável e acessível.

Em um momento em que a fome e a sede ainda impactam a sociedade brasileira, o trabalho realizado pelo ObSANPA se torna ainda mais relevante. A reunião foi uma oportunidade para reunir diferentes atores engajados na promoção da segurança alimentar e nutricional em São Paulo, visando melhorar a qualidade de vida e saúde dos cidadãos. Este tipo de iniciativa é fundamental para enfrentar os desafios relacionados à alimentação e nutrição na atualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo