SÃO PAULO – Mais de 11 milhões de eleitores em São Paulo já aderiram ao aplicativo e-Título para as eleições: saiba como funciona

Com a proximidade das eleições, um grande número de eleitores no Estado de São Paulo já aderiu ao aplicativo e-Título em seus celulares. Dos 34,4 milhões de eleitores paulistas, 11,7 milhões já utilizam essa ferramenta eletrônica, que permite votar sem a necessidade de apresentar outro documento de identificação, desde que o eleitor tenha cadastramento biométrico e foto no app.

O e-Título está disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais dos sistemas iOS e Android. Além de facilitar o processo de votação, o aplicativo ainda oferece uma série de funcionalidades úteis para os eleitores, como acesso a informações sobre seção e local de votação, certidões de quitação eleitoral, consulta de pendências, justificativa de ausência e até mesmo pagamento de multas eleitorais.

Para aqueles eleitores que ainda não possuem biometria ou foto cadastrada no aplicativo, será necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH, no momento da votação. No entanto, o e-Título também permite a geração de uma versão em PDF do título, que pode ser impressa para aqueles que preferem ter o documento em formato físico.

O uso do e-Título representa mais uma etapa na modernização e facilitação do processo eleitoral, tornando a experiência de votação mais prática e acessível para os cidadãos. Com a pandemia de COVID-19 ainda presente, a utilização de recursos eletrônicos como o e-Título se torna ainda mais relevante, contribuindo para a redução de filas e aglomerações nos locais de votação.

Para mais informações sobre o e-Título e como utilizá-lo, os eleitores podem buscar orientações com a repórter Amanda Oliver, que cobriu o assunto para a Rede Câmara SP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo