Secretário de Estado dos EUA alerta G7 sobre possível ataque de Irã e Hezbollah a Israel após assassinatos de líderes Hamas e Hezbollah

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, alertou os países do G7 nesta segunda-feira (5) sobre a possibilidade de um ataque do Irã e do Hezbollah contra Israel, em retaliação aos recentes assassinatos do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, e do comandante militar do movimento xiita, Fuad Shukr, em Beirute, no Líbano.

Segundo informações do site americano Axios, Blinken convocou uma reunião por videoconferência com seus colegas do G7 para discutir estratégias e tentar organizar uma pressão sobre o Irã e o Hezbollah visando minimizar qualquer possível retaliação. O secretário de Estado destacou a importância de agir rapidamente para evitar uma escalada ainda maior de violência na região.

Vale ressaltar que em abril deste ano, o Irã já havia realizado um ataque com drones e mísseis em direção a Israel, sendo que a maioria dos projéteis foi interceptada antes de atingir o alvo. De acordo com informações do jornal Jerusalem Post, o Irã emitiu um aviso aos pilotos de avião para que evitem determinadas áreas do país, incluindo o centro, oeste e noroeste, devido ao risco de ataques.

A tensão entre Israel, Irã e grupos como o Hezbollah é constante na região do Oriente Médio, e qualquer ação hostil pode desencadear um ciclo de violência ainda mais intenso. Por isso, a comunidade internacional, representada pelo G7, está atenta e buscando formas de evitar conflitos que possam resultar em perdas humanas e instabilidade na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo