No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, a produção de bens de capital registrou uma queda de 5,1%. Já no segmento de bens de consumo, a produção teve um aumento de 6,8% de maio para junho. Na comparação com junho do ano passado, o crescimento foi de 6,6%. Ao longo de um ano, a produção de bens de consumo apresentou um incremento de 2,9%.
Dentro da categoria de bens de consumo duráveis, a produção cresceu 4,4% em junho em relação a maio. Comparado a junho de 2023, o aumento foi de 12%, enquanto nos últimos 12 meses a produção mostrou uma elevação de 0,7%. No segmento de bens de consumo semiduráveis e não duráveis, a produção teve um acréscimo de 4,1% em junho ante maio, e de 5,8% em relação a junho do ano anterior. O acumulado em 12 meses registrou uma taxa positiva de 3,2%.
Quanto aos bens intermediários, o IBGE destacou que a produção subiu 2,6% em junho comparado a maio, e 1,1% na comparação com junho do ano passado. O período de 12 meses também apresentou um avanço de 1,6% na produção de bens intermediários. O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou uma alta de 0,7% em junho.