Frente fria chega a São Paulo e temperatura cai 7°C em apenas cinco horas, com previsão de chuva intensa para os próximos dias.

Nesta segunda-feira, a zona norte de São Paulo foi surpreendida por uma queda brusca na temperatura em apenas cinco horas. Os termômetros marcavam 25,2°C às 14h e despencaram para 18,1°C às 19h, um recuo de 7°C em um curto intervalo de tempo. Esse fenômeno foi um alerta para a mudança no clima que estava por vir na terça-feira.

A chegada de uma frente fria vinda do sul do país foi responsável por acabar com o bloqueio atmosférico que vinha impedindo a formação de chuva e mantendo as tardes quentes e secas na região Sudeste. Com a mudança no vento, que agora sopra do oceano, as temperaturas diminuíram e a umidade do ar aumentou consideravelmente.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a máxima não ultrapassará os 17ºC na terça-feira, com a mínima podendo chegar a cerca de 13°C nas primeiras horas da manhã. Além disso, a expectativa é que a chuva retorne à região, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Embora não haja previsão de temporais, as chuvas esperadas são importantes para aliviar o tempo seco que vem sendo registrado nos últimos dias. Os índices de umidade relativa do ar devem permanecer acima dos 80% na região metropolitana, representando uma melhora em relação à semana passada, quando São Paulo registrou o menor percentual de umidade relativa do ar entre todas as capitais brasileiras.

Além disso, o Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas na faixa sul do estado e no litoral, podendo atingir até 50 mm em 24 horas. Também há um alerta de ressaca no mar, com ondas de até 2,5 metros entre Ilhabela e Campos do Goytacazes.

A previsão é que a quarta-feira ainda tenha nebulosidade e chuvas isoladas, mas o tempo deve melhorar, com os termômetros podendo marcar até 24°C na capital paulista. Na quinta e sexta-feira, não há previsão de chuva e a temperatura deve subir gradualmente, chegando a 27°C.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo