Nova pesquisa aponta Donald Trump numericamente à frente de Kamala Harris na corrida presidencial dos Estados Unidos, com empate técnico.

Na mais recente pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quinta-feira (25), o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparece numericamente à frente da vice-presidente Kamala Harris na corrida presidencial. De acordo com o levantamento feito pelo New York Times em parceria com a Universidade Siena, Trump registrou 48% da preferência dos eleitores, enquanto Harris obteve 46%. Embora o republicano esteja à frente, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3,3 pontos percentuais da pesquisa.

A diferença entre Trump e Harris nas pesquisas tem chamado a atenção de analistas políticos, principalmente depois que os resultados de um estudo da CNN, conduzido pelo instituto de pesquisa SSRS, também mostraram o republicano à frente numericamente. Na pesquisa da CNN, Trump seria a escolha de 49% dos eleitores, enquanto Harris teria 46% das intenções de voto. Além disso, um levantamento da Reuters/Ipsos realizado após a desistência de Joe Biden da eleição à Presidência mostrou Kamala numericamente à frente de Trump, com 44% contra 42% das intenções de voto.

É importante ressaltar que as pesquisas de intenção de voto são um indicador relevante para as campanhas políticas, mas não garantem a vitória eleitoral nos Estados Unidos. Isso porque a eleição no país é indireta, através do Colégio Eleitoral, onde um candidato precisa obter 270 delegados para se eleger, independentemente do resultado do voto popular. Um exemplo disso foi a eleição de 2016, em que Hillary Clinton obteve mais votos populares do que Trump, porém o republicano foi eleito presidente por ter conquistado uma maioria de delegados no Colégio Eleitoral.

Diante desse cenário, a disputa entre Donald Trump e Kamala Harris promete ser acirrada e imprevisível, com os candidatos buscando conquistar o apoio necessário para garantir a vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A cada nova pesquisa, a corrida eleitoral se torna mais intensa e os eleitores aguardam ansiosos para saber quem será o próximo ocupante da Casa Branca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo