O Fies é um programa do Ministério da Educação que oferece financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que aderiram ao programa. Para contratar o financiamento, os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição no sistema, acessando o portal de serviços digitais do governo federal com login e senha.
Após a complementação da inscrição, os candidatos devem comparecer à comissão da instituição de ensino superior responsável pela análise das informações prestadas, em até cinco dias. Se a comissão validar a inscrição, o pré-selecionado do Fies deve comparecer ao banco para a contratação do financiamento com a documentação exigida.
É importante ressaltar que a apresentação de informações ou documentos falsos resultará na reprovação do candidato no processo seletivo do Fies. Os estudantes selecionados para o Fies no segundo semestre de 2023 ou no primeiro semestre de 2024 e que tiveram a conclusão da inscrição adiada para o segundo semestre de 2024 podem participar dessa etapa de inclusão de informações.
Os critérios para participar do programa incluem ter feito o Enem a partir de 2010, ter média de notas superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos. O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com a renda familiar mensal e o valor cobrado pela instituição de ensino.
O MEC disponibilizou uma página na internet com um tira-dúvidas sobre o Fies, para ajudar os candidatos a esclarecer qualquer questão sobre o programa. A participação no Fies é uma oportunidade importante para os estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas, com o apoio do financiamento oferecido pelo governo.