O incidente que causou o apagão está relacionado a um erro na atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike. De acordo com as primeiras informações, a falha teve origem em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.
É importante ressaltar que, de acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, este não foi um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção já foi implantada. A empresa também está trabalhando ativamente com os clientes afetados para resolver quaisquer questões decorrentes do apagão.
Para os usuários que ainda estão enfrentando dificuldades para acessar seus processos no STF, é recomendado que procurem os canais de atendimento processual. Além disso, aqueles que necessitarem de suporte técnico podem contatar o help desk. Os canais da Ouvidoria do STF também estão disponíveis para sugestões ou reclamações.
A imagem divulgada pela imprensa mostra a tela de erro em uma casa de câmbio no Aeroporto Internacional de Hong Kong, em meio a interrupções do sistema da Microsoft, evidenciando a magnitude do problema cibernético enfrentado. No entanto, com a rápida atuação das equipes técnicas e a correção do erro, espera-se que a situação seja normalizada em breve.