De acordo com a pesquisadora, a rotina das crianças nas creches muitas vezes é marcada por espaços fechados, pouca liberdade para brincar e interagir, e uma disciplina rígida que não leva em consideração a criança como sujeito cultural e social. A falta de contato com a natureza e a restrição imposta pelas paredes das instituições acabam limitando o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
Como parte da pesquisa, foram realizadas entrevistas com professoras e gestoras da creche, análise do Currículo Municipal de Educação de São Caetano e do Projeto Político Pedagógico da creche, além da observação da Documentação Pedagógica da professora pesquisadora. Os resultados apontaram para uma contradição: enquanto as entrevistadas reconhecem a importância dos espaços externos e naturais para as crianças, também demonstram insegurança e medo em relação à segurança e saúde das crianças nesses ambientes.
A principal contribuição da pesquisa de Viviane foi a elaboração de um e-book que narra as experiências das crianças brincando na natureza. O objetivo é tornar visíveis as vivências que ocorrem fora das paredes convencionais da creche, buscando efetivar o “desemparedamento da infância” e valorizar a liberdade e a interação com a natureza como elementos essenciais para o desenvolvimento infantil.
A dissertação de mestrado de Viviane Graciele de Araujo Valerio está disponível para acesso público, assim como mais informações sobre o Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS, que visa qualificar docentes e gestores para uma atuação ética e transformadora no contexto da Educação Básica.