O Pedal Caminhos do Capivary é conhecido por reunir amantes do ciclismo e oferecer um roteiro ecoturístico que abriga uma grande variedade de espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Além disso, o evento proporciona uma vivência única com a natureza e permite contemplar belas paisagens.
A concentração está marcada para as 7h, com saída prevista às 7h30, no Clube de Campo CCS, localizado no Jardim Tupã. O percurso passará pela região conhecida como Pós-Balsa, revelando paisagens e histórias desconhecidas para muitos moradores da cidade.
De acordo com a titular da pasta de Meio Ambiente de São Bernardo, Dra. Regina Célia Damasceno, o roteiro do Capivary oferece não apenas a prática de atividade física, mas também uma experiência de contato com a natureza e uma oportunidade de resgate da história da colonização de São Bernardo.
O trajeto inclui diversos atrativos turísticos, como pesqueiros, chácaras de lazer, alambiques e três aldeias indígenas guarani, povo originário da região. Além disso, o caminho passa próximo ao Reservatório Billings e ao Parque Estadual da Serra do Mar.
É importante ressaltar que a atividade não é recomendada para iniciantes, pois possui um grau de dificuldade de médio a alto, devido ao longo trajeto e às muitas subidas. Por questões de segurança, o uso de capacete é obrigatório, e a utilização de luvas e óculos de proteção é indicada. Além disso, é necessário levar uma garrafa de água para hidratação, usar roupas confortáveis e ter uma bicicleta revisada e apropriada para trilhas.
As inscrições para o Pedal Caminhos do Capivary são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Secretaria de Meio Ambiente. É necessário ter no mínimo 14 anos e estar acompanhado de um responsável maior de idade.
Com todas essas atrações, o evento promete ser um sucesso, assim como ocorreu na última edição, que reuniu quase 200 ciclistas. Portanto, prepare sua bicicleta e aproveite essa oportunidade de unir esporte, turismo e natureza em um só evento.






