Passos ressaltou a necessidade de adaptar-se às novas tecnologias e ao ambiente digital de forma rápida e abrupta, devido aos desafios impostos pela pandemia. Ele questionou quantas barreiras a educação precisou superar para alcançar até os lugares mais remotos do país durante esse período.
O evento, que visa promover discussões e trocas de experiências, busca incentivar o uso crítico das mídias, fornecendo aos estudantes e educadores ferramentas para lidar com as novas tecnologias em sala de aula. Além disso, a Semana Brasileira de Educação Midiática aborda a responsabilidade e a importância da crítica no uso das mídias digitais na educação.
Durante a live, também estiveram presentes Mariana de Almeida Filizola, Larissa Ebeling, Roni Miranda Vieira e Adauto Soares, que discutiram a relevância da educação midiática no contexto atual. Eles ressaltaram a necessidade de os educadores orientarem os estudantes sobre a legitimidade das informações na internet, para combater a propagação de fake news e cyberbullying.
A iniciativa da Semana Brasileira de Educação Midiática faz parte da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), que visa garantir a conectividade em todas as escolas públicas de educação básica do país para promover a cidadania digital. O evento conta com um site onde é possível acessar planos de aulas, livros e materiais informativos destinados aos interessados.
Roni Miranda destacou que a Semana Brasileira de Educação Midiática integra o evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional. No ano passado, mais de 400 iniciativas foram realizadas simultaneamente em 24 estados do país, com um público estimado de 54 mil pessoas. Professores, estudantes e membros da sociedade civil podem participar do evento, que promete estimular a reflexão e produção de conteúdos gerados no ambiente digital.
As inscrições podem ser feitas no site da Secom, e cada experiência integrará uma agenda nacional sobre o tema da educação midiática. A Semana Brasileira de Educação Midiática se consolida como um espaço importante para discutir os desafios e oportunidades das mídias digitais na educação, contribuindo para uma formação mais crítica e consciente dos estudantes no mundo digital.