28º Cine PE tem início com a exibição de Grande Sertão e abertura grandiosa no Cinema do Teatro do Parque

Na última quinta-feira (6/6), teve início a 28ª edição do Cine PE, um dos festivais de cinema mais tradicionais do Brasil. A abertura do evento foi marcada pela exibição do filme “Grande Sertão”, dirigido por Guel Arraes e estrelado por Caio Blat e Luisa Arraes. O Cinema do Teatro do Parque, em Pernambuco, ficou lotado para acompanhar a adaptação da obra-prima de João Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”.

O festival contou com a presença ilustre da governadora do Estado, Raquel Lyra, e do prefeito da cidade, João Campos, que subiram ao palco para homenagear a atriz Tânia Alves, escolhida como a grande homenageada do ano. Tânia recebeu a estatueta Calunga das mãos do Maestro Spok, em reconhecimento à sua contribuição para o cinema nacional ao longo dos anos.

Durante entrevista no festival, Guel Arraes revelou algumas das influências que permearam a produção de “Grande Sertão”. Entre elas, destacou o clássico do Cinema Novo brasileiro, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. O diretor enxerga uma conexão entre a obra de Guimarães Rosa e a de Glauber Rocha, mesmo com quase 60 anos de diferença entre os filmes.

A programação do Cine PE contempla uma mostra competitiva que teve início na sexta-feira (7/6), com a exibição de documentários e filmes de ficção. O festival segue com uma diversidade de produções cinematográficas ao longo dos próximos dias, no Cinema do Teatro do Parque, localizado no endereço rua do Hospício, 81 – Boa Vista, Recife – PE, 50060-080.

O Cine PE é uma oportunidade única para cinéfilos e amantes do cinema brasileiro apreciarem obras de qualidade e prestigiarem talentos da sétima arte. Com uma programação diversificada e repleta de atrações, o festival promete emocionar e surpreender o público presente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo