O campeonato tradicional traz consigo 15 modalidades esportivas voltadas para o público com mais de 55 anos, separadas entre mulheres e homens. Entre as modalidades estão Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Tranca, Truco, Voleibol Adaptado e Xadrez.
A expectativa para esta edição é de 1,2 mil participantes, com aproximadamente 5 mil pessoas envolvidas indiretamente, desde organizadores até familiares e amigos dos competidores. O objetivo do Jotisa é valorizar a terceira idade por meio de atividades esportivas, promovendo saúde, bem-estar e autoestima para um convívio social mais saudável, além de incentivar a prática da cidadania.
Um dos focos principais do evento é difundir a prática esportiva e a importância de manter uma vida saudável, quebrando possíveis preconceitos e limitações impostas socialmente às pessoas idosas. O secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcos Filho, destacou a importância do evento: “Falar de esporte é sempre gostoso e ao abrir mais este Jotisa, que é uma maneira de se manter no esporte, agregar cura e novas amizades. É uma grande satisfação para os atletas e fica o recado de fazer bom uso dos equipamentos, com respeito, humanidade e sabedoria”.
Com a abertura oficial do 23º Jotisa, a cidade de Santo André demonstra sua dedicação e comprometimento com a promoção de atividades esportivas para a terceira idade, reforçando a importância da prática esportiva em todas as fases da vida.