Repórter São Paulo – SP – Brasil

Chuva no Enem 2024: estudantes devem ficar atentos aos possíveis transtornos causados pelo mau tempo em todo o país.

No próximo domingo (3), mais de 4,3 milhões de estudantes de todo o país enfrentarão o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Este exame é considerado uma das principais portas de entrada para as universidades brasileiras e, por isso, a atenção dos candidatos deve ser redobrada para não chegarem atrasados e correrem o risco de encontrar os portões fechados.

No entanto, um fator preocupante para o deslocamento dos candidatos é a previsão de chuva para o dia das provas. De acordo com o Climatempo, diversas regiões do estado de São Paulo e de Minas Gerais devem enfrentar chuvas já durante a madrugada e manhã de domingo. Ao longo do dia, a tendência é que essas áreas de instabilidade se intensifiquem e se espalhem pelo Sudeste, resultando em pancadas de chuva durante a tarde e a noite, justamente nos horários de entrada e saída dos locais de prova.

Além disso, outras regiões do Brasil também estão sujeitas a pancadas de chuva no domingo, como o interior do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Capitais importantes, como São Paulo e Belo Horizonte, devem enfrentar chuvas moderadas a fortes, enquanto Vitória terá chuvas moderadas. Já no Rio de Janeiro, a nebulosidade aumenta, mas a probabilidade de chuva é baixa.

No Centro-Oeste, a instabilidade do tempo também preocupa, com muita nebulosidade e condições para pancadas de chuva durante a madrugada e manhã de domingo. No Sul do Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins, também é esperado que haja chuva, enquanto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina o tempo permanecerá aberto.

Diante desse cenário, é importante que os candidatos ao Enem 2024 estejam preparados para enfrentar possíveis chuvas no dia das provas e se programem para evitar atrasos. A atenção e o planejamento são essenciais para garantir o sucesso e a tranquilidade durante a realização do exame.

Sair da versão mobile