Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, o projeto do túnel é composto por dois túneis que somam 1.651 metros de extensão na Vila Mariana, região sul da capital paulista. O objetivo desse novo complexo viário é interligar a Avenida Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e túnel Jânio Quadros, facilitando, assim, o deslocamento entre as regiões da Vila Mariana, Ipiranga, Itaim Bibi e Morumbi.
A obra, contratada originalmente em 2011 por R$ 218 milhões, foi suspensa em 2013. Após um estudo para a retomada dos trabalhos em 2024, o valor do projeto foi revisado e atualizado para R$ 531 milhões. Os custos e benefícios dessa obra foram amplamente discutidos durante o evento, onde entidades e moradores das comunidades Souza Ramos e Luiz Alves se manifestaram sobre os impactos sociais e ambientais das obras. A previsão é de que o túnel seja entregue até setembro de 2025.
O seminário também contou com a presença da imprensa, incluindo a reportagem de Kamila Marinho para a Rede Câmara SP, que cobriu o evento e entrevistou os participantes. A discussão sobre o túnel da Av. Sena Madureira continuará sendo acompanhada de perto pela sociedade civil e pelas autoridades envolvidas, visando sempre o melhor aproveitamento dos recursos públicos e o menor impacto possível na vida dos cidadãos.