Mulheres são homenageadas com o Diploma Carlota Pereira de Queirós 2024 em cerimônia na Câmara dos Deputados

Na tarde desta quarta-feira (30), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher anunciou as cinco agraciadas com o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2024. Este prestigiado diploma é uma forma de homenagear mulheres que se destacaram em contribuições para o exercício da cidadania, defesa dos direitos femininos e questões de gênero no Brasil.

As escolhidas deste ano são: Cristiane Damasceno Leite, Elizabeth Altina Teixeira, Nalu de Faria da Silva (in memoriam), Rosely Maria da Silva Pires e Roza Cabinda (in memoriam). A entrega do Diploma está agendada para o dia 26 de novembro, em uma sessão solene na Câmara dos Deputados.

Quem foi Carlota Pereira de Queirós? Carlota Queirós foi uma figura emblemática na história do Brasil. Médica, escritora, pedagoga e política, ela foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Carlota foi eleita pelo estado de São Paulo em 1934, participando ativamente da Assembleia Nacional Constituinte e dando voz às mulheres no Congresso Nacional. Seu mandato foi pautado pela defesa dos direitos das mulheres e crianças, buscando melhorias educacionais e publicando diversos trabalhos em prol da igualdade de gênero. Infelizmente, seu mandato foi interrompido pelo golpe de 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso.

A entrega do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2024 é um reconhecimento mais do que merecido às mulheres que, assim como Carlota, dedicam suas vidas para lutar pela igualdade e pela justiça social. Parabéns às agraciadas e que seus exemplos inspirem futuras gerações a continuarem essa importante luta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo